PermaTecnoYoga
Domótica

A Domótica nos dá condições para compreender o que é uma casa inteligente e quais as tecnologias são necessárias para a sua implementação.

Possibilita criar novas aplicações e serviços que beneficiem a vida das pessoas, a colaboração na prospecção de elementos essenciais da casa inteligente, ou melhor descrevendo, dos enxames de casas inteligentes.

Se crucial é a necessidade/capacidade de gerenciar o ciclo de vida de cada arquitetura, é fundamental também a reflexão alinhada aos ciclos que se unem a fluxos cósmicos, tais quais os ciclos de todas as coisas naturais que são e existem dinamicamente desde o Big Bang.

A SI pode prover uma série de elementos que instigam a produção de novas máquinas e design de processos automatizados e o netweaving pode prover consciência aos seres humanos em seus clusters distribuídos que lhes permitam a felicidade, porém os limites humanos e seus impactos na natureza ainda são tensos e rígidos.

A Casa do Futuro
Pesquisadores como Doutor Caio Augustus Morais Bolzani (USP 2010) em sua tese entitulada “Análise de Arquiteturas e Desenvolvimento de uma Plataforma para Residências inteligentes” pressupõe o desenvolvimento de uma plataforma (para ele plataforma é hardware, firmware e software) nomeada de Home Sapiens e:

“baseada em nós de controle distribuídos, ela permite o acesso aos dados provenientes de sensores, a geração de informações de contexto, a identificação de serviços e a manipulação das características do ambiente residencial segundo regras de decisão, planejamento e métodos de aprendizado baseados em técnicas de Inteligência Artificial. (BOLZANI, 2010).

Esta pesquisa cuja alcunha científica é a Domótica é centrada na estrutura tecnológica do possível multidisciplinar de compreensão das formas de como as tecnologias podem ser absorvidas pelas residências humanas.

Podemos com ela refletirmos com maior ênfase e dedicação sobre a utilidade das regras de decisão da Inteligência Coletiva Artificial, do comportamento de formigas (Ant Colony Optimization) e dos fenômenos de interações sociais (netweaving), nos princípios que podem influenciar o planejamento e a aplicação das novas tecnologias em ambientes residenciais que poderão diminuir seu impacto na biodiversidade ecossitêmica.
ANINHANDO SISTEMAS DE ABUNDÂNCIA - BETA